Dígrafo refere a som e grafia, isto é, duas letras que formam um único som. Assim, temos o dígrafo vocálico e o consonantal.
Dígrafo Consonantal: Ocorre quando temos duas consoantes que formam um som: nh, ss,rr, sc,sç,xc,lh...
Ex.: Milho, palhaço, nasça, nascer, exceção, assado, carro...observe que quando pronunciamos esses termos as consoantes grifadas apresentam apenas um som, estejam ou não na mesma sílaba.
Dígrafo Vocálico: O dígrafo vocálico não se dá por duas vogais,mas uma vogal seguida de M ou N, desde que a sílaba inicie pela vogal.Assim, pode aparecer no início de um termo ou não.
Ex.: Ontem, antes, entrega,empresa, índio, umbú. ciência...quando uma vogal é seguida de M ou N é possível notar que a consoante apenas dá o efeito de esticar o som da vogal, tanto que não é possível saber se é M ou N , notamos apenas pelas regras( antes de P e B usa-se M e talz...).
7 comentários:
legal! bastante explicado, porém faltou explicar por que gu e qu acompanhados de e ou i são dígrafos consonantais.
muito bom! porém faltou explicar porquê gu e qu quando acompanhados de e ou i são dígrafos consonantais.
Dúvida professor, em outra pesquisa achei: Dígrafo vocálico é quando se termina em m e n aparecem no final da sílaba! Dentre os exemplos- Campo, Sangue, então você me afirma que essa pesquisa (a do outro site) está errad???
muito,muito,muito legal! a sua linguagem é fácil de compreender
A sílaba nao pode começar com consoante e ser dígrafo? Sempre, tempero, conta, etc? Na escola do meu filho ensinou assim.
Muito bem explicado! Me ajudou muito.
Babi, a explicação diz que para ser dígrafo vocálico deve ter uma vogal e uma consoante na mesma sílaba, mas a ordem deve ser primeiro vogal e depois vem a consoante, ou seja, deve iniciar com vogal, mas isso não quer dizer que a sílaba deva iniciar com vogal, apenas o dígrafo vocálico, veja nas palavras que você usou, por exemplo: "sem-pre" (a sílaba sem- iniciou em consoante "s", mas o dígrafo começou com vogal "e", então está certíssima).
Postar um comentário