domingo, 27 de setembro de 2009

Língua - Dígrafos Vocálicos e Consonantais:

Continuando a série revisão para a prova,heheheheh...vamos aos dígrafos( assunto fácil,mas se tu perguntares por aí o que é muitos nem fazem ideia - lembrando que ideia agora é sem acento).
Dígrafo refere a som e grafia, isto é, duas letras que formam um único som. Assim, temos o dígrafo vocálico e o consonantal.

Dígrafo Consonantal: Ocorre quando temos duas consoantes que formam um som: nh, ss,rr, sc,sç,xc,lh...

Ex.: Milho, palhaço, naa, nascer, exceção, assado, carro...observe que quando pronunciamos esses termos as consoantes grifadas apresentam apenas um som, estejam ou não na mesma sílaba.

Dígrafo Vocálico: O dígrafo vocálico não se dá por duas vogais,mas uma vogal seguida de M ou N, desde que a sílaba inicie pela vogal.Assim, pode aparecer no início de um termo ou não.

Ex.: Ontem, antes, entrega,empresa, índio, umbú. ciência...quando uma vogal é seguida de M ou N é possível notar que a consoante apenas dá o efeito de esticar o som da vogal, tanto que não é possível saber se é M ou N , notamos apenas pelas regras( antes de P e B usa-se M e talz...).

7 comentários:

Unknown disse...

legal! bastante explicado, porém faltou explicar por que gu e qu acompanhados de e ou i são dígrafos consonantais.

Unknown disse...

muito bom! porém faltou explicar porquê gu e qu quando acompanhados de e ou i são dígrafos consonantais.

Unknown disse...

Dúvida professor, em outra pesquisa achei: Dígrafo vocálico é quando se termina em m e n aparecem no final da sílaba! Dentre os exemplos- Campo, Sangue, então você me afirma que essa pesquisa (a do outro site) está errad???

Unknown disse...

muito,muito,muito legal! a sua linguagem é fácil de compreender

Babi disse...

A sílaba nao pode começar com consoante e ser dígrafo? Sempre, tempero, conta, etc? Na escola do meu filho ensinou assim.

Anônimo disse...

Muito bem explicado! Me ajudou muito.

Erijane Virtuoso disse...

Babi, a explicação diz que para ser dígrafo vocálico deve ter uma vogal e uma consoante na mesma sílaba, mas a ordem deve ser primeiro vogal e depois vem a consoante, ou seja, deve iniciar com vogal, mas isso não quer dizer que a sílaba deva iniciar com vogal, apenas o dígrafo vocálico, veja nas palavras que você usou, por exemplo: "sem-pre" (a sílaba sem- iniciou em consoante "s", mas o dígrafo começou com vogal "e", então está certíssima).

Postagem mais Recente

Concordância Nominal ? O básico está aqui.

CONCORDÂNCIA NOMINAL                                 O artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concorda...

Postagens mais Visitadas