sábado, 12 de setembro de 2009

Língua - Acordo Ortográfico - primeira parte:o porquê do acordo e o uso do trema.

Bem...como todos já sabem... nossa Língua mudará em alguns aspectos ortográficos a partir do acordo firmado pelos países que têm a Língua Portuguesa como Língua materna: Brasil,Portugal, Cabo Verde,Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste. O acordo foi assinado em Lisboa, no dia 16 de Dezembro de 1990, mas passa a vigorar no dia primeiro de Janeiro de 2010. Desde já devemos dominar essas mudanças que ocorrerão, pois boas ou não nossa língua será assim.
Muitos me perguntam o porquê das modificações....na minha opinião, em parte são benéficas,pois farão com que os países de Língua Portuguesa criem uma união ou relação maior, como a que já existe entre as nações de Língua Inglesa. Sendo assim nosso Brasil também se fortalecerá com o acordo, tanto nos aspectos de relação com os outros países como economicamente , porém há também um aspecto negativo: nosso povo já apresenta dificuldade no domínio do idioma,imaginem com as mudanças...e as crianças recém alfabetizadas...deixarão de ter total confiança em seus professores ? poxa,aprenderam de uma forma e agora chega alguém e diz que muita coisa mudou...isso complica e deve ser muito bem administrado nas escolas e nas famílias.
O fator da expansão de uma Língua gera muitos benefícios ao país ou países dessa Língua: vide o fato do domínio da Língua Inglesa no mundo ser um dos fatores que decreta os Estados Unidos como potência-mãe ( se bem que agora a China já chega,assim como o Mandarim que está sendo estudado como nunca em outros países,prova do que estou declarando). Nos EUA já se estuda até em universidades o Português ( claro, como cadeira opcional,mas é alguma coisa) e da qui a alguns anos isso deve aumentar em grande escala, tornando tanto o Idioma quanto os países desse mais fortes.

Bom......uma das mudanças é a retirada do maltratado trema...o coitado até em manchetes de jornais era sequestrado ( sem trema agora,heheheh) era frequente lermos:"... casal sequestrado é salvo pela polícia..." em plena capa de um jornal e escrito sem o trema, erro de Português em jornal é grave e cotidiano,mas na capa a coisa piora. Bom,então agora nem se preocupe com o trema,ele foi abolido,mas lembre-se: a mudança é puramente ortográfica e nada muda em relação pronuncial de termos, ou seja, pronuncie como antes e escreva diferente ( isso mesmo,heheheh).

Alguns termos da nova escrita que antes carregavam o trema : sequestro, equino,linguiça, frequente, sequência, unguento, tranquilo, frequência,etc.

Obs.: Os termos de origem em outra Língua mantém o uso do trema,assim como suas derivações.
Ex.: Müller, Mülleriano, etc.
Continua...em três partes.

Nenhum comentário:

Postagem mais Recente

Concordância Nominal ? O básico está aqui.

CONCORDÂNCIA NOMINAL                                 O artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concorda...

Postagens mais Visitadas