segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A cultura literária e o nosso dia a dia...Raul Seixas não deu a solução para o Brasil,mas vou dar...parte II:

....bem...continuando... em relação ao efeito que a literatura traz em nossas vidas: em nosso dia a dia ela está presente quase em tudo. Normalmente respondo em sala de aula a essa questão apresentando a Semana de Arte Moderna, realizada em Fevereiro de 1922, responsável por fundamentais mudanças de contexto social,cultural e econômico em nosso país. Mais que a política e o blá,blá,blá de sempre a literatura influencia diretamente na sociedade atuando de forma a informar, protestar, causar...se hoje em dia absorvemos uma cultura globalizada em nosso país, mesclando nossas raízes aglutinadas aos aspectos culturais mundiais a literatura e as Artes são as maiores responsáveis. Até 1922 o Brasil era uma nação fechada tratando-se de assuntos culturais,isto é: era aceito e utilizado o que fosse culturalmente enraizado aqui sob pena de se considerar uma aculturização trazer elementos de externos...pois bem, a semana de arte moderna serviu como uma junção do que acontecia no mundo e do que havia no Brasil. Artistas visionários, como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Villa-Lobos e outros trouxeram o que acontecia no mundo para o Brasil, não como uma invasão cultural,mas sim com uma aglutinação...apropriando nossa cultura ao mundo...
...Podemos identificar esse evento como responsável por trazer até nós a música, hábitos e vestuário do mundo. Se hoje somos um país globalizado devemos à Literatura ,às artes e a tudo o que aconteceu na semana de arte moderna. Sendo assim, é fácil identificar que a literatura está presente em nosso dia a dia de forma direta e atuante....Raul Seixas escreveu:..."a solução pro Brasil agora eu vou dar..." na música Aluga-se. Pois bem,a solução não é alugar o Brasil,mas fazer com que o Brasil leia,leia,leia e leia...não podemos manter uma nação tão grande,rica em aspectos naturais, parada , inerte meio a uma valorização bizarra de imposição de certos programas televisivos ou revistas de fofocas.
Leia, seja mais, mostre que tu sabes o que é bom e o que pode ser cortado de sua vida e de seu cotidiano...somente através da leitura obtemos essa percepção.

Nenhum comentário:

Postagem mais Recente

Concordância Nominal ? O básico está aqui.

CONCORDÂNCIA NOMINAL                                 O artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concorda...

Postagens mais Visitadas