domingo, 15 de maio de 2011

Língua - Algumas curiosidades de nossa Língua - Parte I.


A Língua Portuguesa possui muitas curiosidades, vejamos algumas:

* A palavra com o maior número de vogais juntas é Piauiense.

* A maior palavra da Língua Portuguesa é:
Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico
A palavra possui 46 letras, nome dado ao portador da doença Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, uma doença rara causada pela aspiração de microscópicas partículas de cinzas vulcânicas. Memorize e diga a seus amigos, mas não vai ser fácil,hehehe.

*O único termo que apresenta o plural formado na parte interna e não ao final como é o comum é: QUALQUER, QUAISQUER.

* custas ...linguagem jurídica para designar ‘despesas feitas no processo’. Portanto, devemos dizer: ” O filho vive à custa do pai“. No singular.

O certo é a meu ver e não ao meu ver.

A princípio significa inicialmente , antes de mais nada. Ex: A princípio, gostaria de dizer que estou bem. Em princípio quer dizer em tese. Ex: Em princípio, todos concordaram com minha sugestão.

Não esqueça: alface é substantivo feminino. A alface está bem verdinha

Não existe a expressão à medida em que . Ou se usa à medida que correspondente a à proporção que, ou se usa na medida em que equivalente a tendo em vista que.

O certo é alto-falante, e não auto-falante.

O certo é alugam-se casas, e não aluga-se casas. Mas devemos dizer precisa-se de empregados, trata-se de problemas. Observe a presença da preposição (de) após o verbo. É a dica pra não errar. Nota: esta dica precisa ser confirmada.

Depois de ditongo, geralmente se emprega x. Veja: afrouxar, encaixe, feixe, baixa, faixa, frouxo, rouxinol, trouxa, peixe, etc .

Ainda se vê muito, principalmente na entrada das cidades, a expressão bem vindo (sem hífen) e até benvindo. As duas estão erradas. Deve-se escrever bem-vindo, sempre com hífen.

Não existe preço barato ou preço caro. Só existe preço alto ou baixo. O produto, sim, é que pode ser caro ou barato. Veja: Esse televisor é muito caro. O preço desse televisor é alto.

Você não bebe a Champanhe. Bebe o Champanhe. É, portanto, palavra masculina.
A Champanhe é a região , enquanto o Champanhe é o vinho espumante.

Não tenho nada a ver com isso, e não haver com isso.




Personagem é um substantivo de dois gêneros... pode ser usado tanto para mulher como para homem, então as duas formas estão corretas: a personagem, o personagem.
...continua...

Nenhum comentário:

Postagem mais Recente

Concordância Nominal ? O básico está aqui.

CONCORDÂNCIA NOMINAL                                 O artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concorda...

Postagens mais Visitadas