quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Interpretação de Texto:

Cada vez se torna mais importante exercitarmos a interpretação textual. Nos concursos, no Enem e em exames gerais notamos que em nosso país muitos interpretam um texto apenas com uma opinião básica,enquanto uma interpretação é bem mais do que isso, vejamos a seguir alguns pontos importantes:
Entende-se por texto, um conjunto de ideias expressas através de frases, orações, parágrafos, com estilo próprio e uma estrutura própria, produzido por certo sujeito.
A estrutura de um texto varia de acordo com sua natureza. Há o texto literário e o não-literário.
O texto literário expressa opinião pessoal do autor que também é transmitida através de figuras, impregnado de subjetivismo. Já o texto não-literário preocupa-se em transmitir uma mensagem da forma mais clara e objetiva possível. Uma notícia de jornal, por exemplo, é um texto não-literário e um romance de José de Alencar é um texto literário.
Compreender um texto é levar em conta os vários aspectos que ele possui: moral, social, econômico, conforme a intenção do autor; para ratificar esses aspectos o autor se utiliza de um vocabulário condizente com sua intenção.
Então, como entender ou compreender textos em prova, se cada pessoa possui um modo específico de ver os fatos? A resposta não é simples. Não obstante o valor subjetivo do texto, ele possui uma estrutura interna que é básica e garantira uma compreensão objetiva.
Compreender um texto é ir dando conta, ao mesmo tempo, daquilo que o autor diz e de como o diz.
Para que possamos compreender um texto é necessário, antes de tudo, entendê-lo. Para isso, torna-se indispensável ter ao nosso alcance um bom dicionário, a fim de sabermos o significado das palavras que não conhecemos.
Finalmente, para compreender um texto, temos que:

 Fazer uma leitura atenta do mesmo.
 Conhecer o significado de todas as expressões e palavras nele contidas.
 Fixar com precisão o que o texto diz.
 Justificar o modo pelo o qual o diz.
 Determinar o tema, que é a essência do que nos é transmitido ( mensagem ).

Somente leituras frequentes proporcionam a habilidade de entender e interpretar textos, seja uma obra inteira (um romance ) ou fragmentos ( artigos de jornais, revistas etc. ).


IDEIAS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS


Para compreendermos um texto é necessário descobrir sua estrutura interna; nela encontraremos ideias principais e secundárias e precisamos descobrir como essas ideias se relacionam.

As ideias principais giram em torno do tema central, de um assunto-núcleo contida no texto; a ela somam-se as secundárias, que só são importantes enquanto corroboradas do tema central.
Se há ideias principais e secundárias, como ocorre relação entre elas?

Muitas vezes, a técnica usada é a de explanação de ideias “em cadeia”; ocorre a explanação da ideia básica e, a seguir, o desdobramento dessa ideia nos parágrafos subsequentes, a fim de discutir, aprofundar o assunto.

A clareza e a objetividade devem caracterizar a estrutura do texto, para que as ideias nela contidas possam atingir o propósito de sua mensagem. Tal propósito, por sua vez, pode ser alcançado através dos mecanismos linguísticos que se associam às relações de coordenação e subordinação de ideias-conjunções.

Vejamos, pois, como uma série de enunciados simples, coordenados e relacionados pelo sentido, pode articular-se para formar um período complexo em que haverá uma ideia principal e outras que lhe servirão de suporte:

Júlia chegou ao Chile em 1985.

Ela não contava ainda com seis anos.

Ela teve que acompanhar a família.

Após a chegada, matriculou-se logo numa escola para estrangeiros.

Ideia mais importante: a chegada de Júlia.
Admitamos que o fato considerado mais importante seja a chegada de Júlia ao Chile. A versão do período poderia ser a seguinte:

‘“Júlia, que não contava ainda com seis anos, chegou em 1985 ao Chile, para onde ela teve de acompanhar a família, matriculando-se numa escola para estrangeiros”.
Da oração principal “Júlia chegou em 1985 ao Chile” dependem as demais.

2 comentários:

Unknown disse...

Tenho muita dificuldades de entender os textos académicos.

Unknown disse...

Boa noite! Se puder me ajudar,agradeço.

Postagem mais Recente

Concordância Nominal ? O básico está aqui.

CONCORDÂNCIA NOMINAL                                 O artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concorda...

Postagens mais Visitadas