O Tropicalismo
foi um movimento de base cultural que fez história no Brasil, em meados de
1967. A tropicália foi um movimento estético e comportamental, caracterizou-se
pela junção de elementos típicos da cultura brasileira. Teve raiz na corrente
de vanguarda antropofágica (1922). Gilberto Gil, Tom Zé, Caetano Veloso,
Torquato Neto, Hélio Oiticiça e Rogério Duprat foram alguns dos idealizadores
do movimento.
O marco inicial do
Tropicalismo teve origem em 1967, após a exposição de Hélio Oitiça, intitulada
"Tropicália, manifestação ambiental". Outros três fatos relevantes
devem ser agregados para o fundamento da corrente tropicalista: a estreia da película
de Glauber Rocha (Terra em Transe), a peça de Oswald de Andrade, "O Rei da
Vela" e as participações de Gilberto Gil e Caetano Veloso no Festival da
Record III.
Em relação à música, a
Tropicália trouxe o ar da rebeldia, da juventude indomável, misturando toda a
brasilidade: folclore, religiosidade, Bossa nova, MPB e outros tradicionais
elementos da identidade cultural que se criava em nosso país. O ponto crucial
da manifestação musical do tropicalismo foi a gravação do álbum
"Tropicália Ou Panis et Circencis", em 1968, no mês de Maio.
O disco reuniu doze canções,
nas vozes de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Nara Leão e os mutantes.
Juntaram-se à poesia de Torquato Neto e Capinam, com arranjos de Tom Zé e
regência de Rogério Duprat. As músicas não procuravam um tom de sequência, não
havia consenso, o objetivo era mostrar o ar dessa juventude contestadora.
Capa do álbum
A Capa do disco denota a
irreverência da Tropicália, elaborada pelo artista plástico Rubens Gerchman,
com a fotografia de Oliver Perroy. A criação da imagem teve a participação de
todos os envolvidos na gravação do álbum, foi elaborada a partir de uma paródia
da obra dos Beatles, intitulada "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club
Band". Na imagem aparecem alegorias nacionais, todos aparecem postados de
acordo com as fotografias familiares da época. Notamos na fotografia a ausência
de Nara Leão, mas ela aparece no retrato nas mãos de Caetano Veloso, esse está
ao lado dos mutantes, que estão com feições sérias, empunhando guitarras,
instrumento da nova música, na época.Tom Zé veste um terno e segura uma mala de
couro, representando a migração nordestina; Torquato Neto e Gal Costa figuram
como um típico casal interiorano, Gilberto Gil veste uma toga e segura uma foto
de formatura, representando os intelectuais, sua toga tem as cores tropicais. A
imagem tem a moldura das cores brasileiras, a fim de emblemar o sentido de
identidade brasileira ao álbum.
A contracapa traz uma imagem
de tropicalistas em um diálogo desconexo, representando o sentido de falta de
senso ou conformidade da obra. A estrutura das faixas não é colocada de forma
normal, não apresenta interrupções para indicar o final e começo de nova
composição, remetendo ao disco dos Beatles citado anteriormente.
Objetivos
As músicas têm
uma estrutura polifônica e letras que não visam uma forma conceitual de
protesto, mas sim apresentam um contexto alegórico e irônico quanto à ditadura
militar.
ÁLBUM
"Miserere
Nóbis"
A primeira faixa traz o
título composta por Gilberto Gil e Capinam, Gil canta o sentido de desaprovação
à ditadura, porém em tom suave, comparada às músicas de protesto da época,
entoada em ritmo de marcha militar. Tiros de canhão são colocados ao término da
música, como forma de objetivar a repressão a um protesto. Os versos "É no
sempre será, ó iaiá/ É no sempre serão" entoa o sentido metafórico da
situação vivida na ditadura.
"Coração
Materno"
Música de Vicente Celestino,
criticada por muitos críticos da época, que a consideravam uma faixa
desprezível, cafona. Cantada por Caetano Veloso, a interpretação une o tom
rural da canção original mesclada ao arranjo de Duprat, recheada de violoncelos
graves, a fim de tonalizar uma forma de opereta dramática. Notamos a
"bagunça" idealizada em tom de lirismo e ruralidade nessa composição.
"Panis et
Circencis"
Terceira faixa, letra de
Gilberto Gil e Caetano Veloso, interpretada pelo grupo Os Mutantes, a letra
traz o contraste entre os sonhos e concretizações juvenis, o nascer e morrer
dos objetivos e criações da vida cotidiana.
A canção inicia-se com o coro da banda, em uma estrutura harmônica com
uma sutil dissonância. Por fim a canção evolui para o psicodelismo absoluto. De
repetente a música é interrompida, sendo recriado um jantar, ouve-se vozes à
mesa, ruídos de talheres e a valsa “Danúbio Azul” ao fundo. O
psicodelismo é crescente, com ruídos de copos a espatifarem-se, numa metáfora
do rompimento com os costumes. A música encerra-se com um corte súbito. Sua
eternidade na MPB atingiria vários intérpretes ao longo das quatro décadas que
se passaram desde o seu lançamento. Mas nenhuma interpretação alcançaria o
clima que esta versão original de Os Mutantes alcançou.
Panis et Circencis
Eu quis cantar
Minha canção iluminada de sol
Soltei os panos sobre os mastros no ar
Soltei os tigres e os leões nos quintais
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Minha canção iluminada de sol
Soltei os panos sobre os mastros no ar
Soltei os tigres e os leões nos quintais
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei fazer
De puro aço luminoso um punhal
Para matar o meu amor e matei
Às cinco horas na avenida central
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
De puro aço luminoso um punhal
Para matar o meu amor e matei
Às cinco horas na avenida central
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei plantar
Folhas de sonho no jardim do solar
As folhas sabem procurar pelo sol
E as raízes procurar, procurar
Folhas de sonho no jardim do solar
As folhas sabem procurar pelo sol
E as raízes procurar, procurar
Mas as pessoas na sala de jantar
Essas pessoas na sala de jantar
São as pessoas da sala de jantar
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Essas pessoas na sala de jantar
São as pessoas da sala de jantar
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Irreverência,
marca fundamental da Tropicália
Quadro de Rubens Gershman, chamado " A Bela
Lindonéia, ou A Gioconda do Subúrbio", obra que inspirou a letra da música..
"Lindonéia"
Faixa composta por Gilberto
Gil e Caetano Veloso.
Na frente do espelho
Sem que ninguém a visse
Miss
Linda, feia
Lindonéia desaparecida
Sem que ninguém a visse
Miss
Linda, feia
Lindonéia desaparecida
DespedaçadosAtropelados
Cachorros mortos nas ruas
Cachorros mortos nas ruas
Policiais vigiando
O sol batendo nas frutas
Sangrando
Oh, meu amor
A solidão vai me matar de dor
Lindonéia, cor parda
Fruta na feira
Lindonéia solteira
Lindonéia, domingo
Segunda-feira
Lindonéia desaparecida
Na igreja, no andor
Lindonéia desaparecida
Na preguiça, no progresso
Lindonéia desaparecida
Nas paradas de sucesso
Ah, meu amor
A solidão vai me matar de dor
No avesso do espelho
Mas desaparecida
Ela aparece na fotografia
Do outro lado da vida
[...]
O sol batendo nas frutas
Sangrando
Oh, meu amor
A solidão vai me matar de dor
Lindonéia, cor parda
Fruta na feira
Lindonéia solteira
Lindonéia, domingo
Segunda-feira
Lindonéia desaparecida
Na igreja, no andor
Lindonéia desaparecida
Na preguiça, no progresso
Lindonéia desaparecida
Nas paradas de sucesso
Ah, meu amor
A solidão vai me matar de dor
No avesso do espelho
Mas desaparecida
Ela aparece na fotografia
Do outro lado da vida
[...]
A letra disserta sobre a
violência sofrida por Lindonéia, contextualizando o sofrimento do povo brasileiro
devido à ditadura militar. A personagem retrata a tipificação do povo
brasileiro. Essa faixa já foi colocada em questão na prova da UFRGS no ano de
2009.
"Geleia
Geral"
A música, composta por
Torquato Neto e Gilberto Gil, traz no título uma amostra que revela o que foi o
movimento tropicalista, uma total fusão de mistura de elementos culturais e
folclóricos da terra brasilis. Movimento de origem no modernismo, na escola
antropofágica, de Oswald de Andrade, unia as concepções tradicionais ligadas ao
modernismo visual (cabelos compridos, guitarra elétrica, ruralidade, MPB, bossa
nova...).
A música traz uma série de
referências, algumas em tom de paródia,
que representam o Brasil e nossa cultura. Podemos perceber o Manifesto
Antropófago do Oswald, ao falar de "Pindorama" e citar "A
alegria é a prova dos nove". O poema "Canção
do Exílio", na passagem "Minha
terra é onde o sol é mais limpo". Referência ao Hino à Bandeira, em "Salve o lindo pendão dos seus
olhos". Uma
mistura total com o Canecão (casa de espetáculos carioca), a TV, a
mulata, o Frank Sinatra, o barroco baiano, a carne-seca, a Mangueira e a
Portela, um refrão com bumba meu boi. De forma fragmentada a música revela as
várias faces de nossa cultura.
"Parque
Industrial"
Faixa composta por Tom Zé,
artista que incorpora uma grande percepção da realidade ligada ao
"no-sense", característica do tropicalismo. A música apresenta uma
referência às marchas militares em seu arranjo, a letra denota os efeitos da
industrialização para o país, tratando o progresso de forma irônica:
"O
avanço industrial / Vem trazer nossa redenção".
"Bat
Macumba"
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba oh
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba
Bat Macumba ê ê, Bat Macum
Bat Macumba ê ê, Batman
Bat Macumba ê ê, Bat
Bat Macumba ê ê, Ba
Bat Macumba ê ê
Bat Macumba ê
Bat Macumba
Bat Macum
Batman
Bat
Ba
Bat
Bat Ma
Bat Macum
Bat Macumba
Bat Macumba ê
Bat Macumba ê ê
Bat Macumba ê ê, Ba
Bat Macumba ê ê, Bat
Bat Macumba ê ê, Batman
Bat Macumba ê ê, Bat Macum
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba oh
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá!
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba oh
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba
Bat Macumba ê ê, Bat Macum
Bat Macumba ê ê, Batman
Bat Macumba ê ê, Bat
Bat Macumba ê ê, Ba
Bat Macumba ê ê
Bat Macumba ê
Bat Macumba
Bat Macum
Batman
Bat
Ba
Bat
Bat Ma
Bat Macum
Bat Macumba
Bat Macumba ê
Bat Macumba ê ê
Bat Macumba ê ê, Ba
Bat Macumba ê ê, Bat
Bat Macumba ê ê, Batman
Bat Macumba ê ê, Bat Macum
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba oh
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá!
Caetano
Veloso e Gilberto Gil, autores de Bat Macumba, mesclam nessa composição uma
forma de modernidade à brasileira, unindo os elementos: religião (macumba), pop
(seriado televisivo) e a poesia do sincretismo. A letra perde uma sílaba a cada
verso, chegando a conter uma sílaba em um verso, voltando a sua estrutura
simétrica novamente no decorrer.
O
sincretismo é representado na estrutura dos versos, que formam uma letra K
(letra estrangeira, introduzida em nosso vocabulário em 1990), talvez uma
bandeira de São João (típica festa folclórica de nosso país) ou uma meia
bandeira do Brasil? várias interpretações podem ser notadas.
Quanto
aos elementos de arranjo, a música refere uma reverência ou invocação
religiosa, percussão afro, um violão que remete a um fraseado de guitarra
elétrica junto a um coro e gritos.
“Três Caravelas (Las Tres Carabelas)”
Letra
de E. Moreu e Alguero Junior, versão de João de Barro, interpretada por Caetano
Veloso e Gilberto Gil. Trata-se de uma canção caribenha, a letra faz uma ode à
viagem de Cristovão Colombo e suas aventuras na descoberta das Américas, em
1942.
Veloso
inicia cantando em espanhol, enquanto Gilberto Gil faz a letra em português, os
nomes das naus de Colombo aparecem adquirindo tom religioso devido á entoação
junto ao refrão da música.
“Enquanto Seu Lobo Não Vem"
Letra de Caetano Veloso, a
faixa decorre como um passeio em uma floresta escondida que finda no concreto
da cidade. No ano de 1968, a esquerda tomou a postura de denunciar a ditadura
instalada em 1964, a fim de uma forma de
confronto, para assim tentar derrubá-la sem medo. Dessa forma, adotou canções de protestos como “Disparada” e
“Caminhando”, com uma linguagem mais direta, sem as metáforas tropicalistas.
“Enquanto Seu Lobo Não Vem” não deixa de ser uma contestação política,
longe de ser alienada como a Tropicália passou a ser vista. Se para a esquerda
engajada tomar o poder e acabar com a ditadura militar era a principal meta,
para os tropicalistas não o era, para eles as mudanças de comportamento, a
revolução sexual, vão adquirindo cada vez mais importância, e, com estas
mudanças, aí sim a queda da repressão. Este diálogo entre os tropicalistas e a
esquerda tradicional vai se diluindo cada vez mais. No fim do movimento, a
psicodelia e o rock absorvem toda a proposta. “Enquanto Seu Lobo Não Vem” é um
dos últimos diálogos com engajamento, que se iria romper para sempre quando
Caetano Veloso interpretou em um festival a música “É Proibido Proibir”.
Interpretada a solo por Caetano Veloso, com vocais de um coro luxuoso formado
por Gal Costa e Rita Lee, a canção é um passeio pelas avenidas da ditadura, da
força repressiva que se respira no ar. O passeio é interrompido pelas vozes
femininas do coro, que estão sempre a repetir “Os clarins da banda militar”. A
música cita a “Internacional”, o hino da revolução comunista, numa referência
de que a Tropicália era muito mais do que um movimento de alienados.
“Hino ao Senhor do Bonfim”
Essa
faixa desagradou profundamente aos católicos, chegando a causar movimentos
religiosos contra o grupo da tropicália. Os religiosos mais fanáticos
consideravam a música uma afronta á religião, uma heresia.
Gilberto
Gil e Caetano cantam, Gal Costa entra no coro, há um hino religioso no início,
interpretado por metais em tons graves. Na segunda parte a canção é entoada em
ritmo de samba, mesclando o profano e religioso em uma miscelânea típica da
tropicália.
“Tropicália
ou Panis et Circencis” foi um álbum que caracterizou tipicamente o
movimento da tropicália, amado e idolatrado por uns e odiado e repudiado por
outros. Caetano Veloso considera o melhor álbum tropicalista produzido, já
Gilberto Gil confessou não gostar dele quando o viu pronto. Com influências
visíveis dos Beatles, o álbum cumpriu o objetivo de sintetizar a mensagem
tropicalista e trazer à luz o movimento como um todo. Depois de lançado, em
julho de 1968, a Tropicália seria interrompida em dezembro, com as prisões de
Caetano Veloso e Gilberto Gil. Com o fim do movimento, o álbum ficaria
esquecido por muitos anos, só sendo relançado quando os seus intérpretes já
tinham uma carreira sólida, e alguns deles, tornaram-se estrelas máximas da
MPB.
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