domingo, 27 de novembro de 2011

Língua - Tipologia Textual

Na Língua Portuguesa há vários tipos de textos, podemos classificá-los de acordo com a intenção comunicativa, ou seja, observando o alvo e o objetivo da comunicação. Os principais tipos de textos são:

Texto Narrativo:

O texto narrativo é aquele que relata um fato que acontece com alguém, em algum lugar, num determinado espaço de tempo. Podemos citar como principais elementos desse tipo de texto:

Fato: código do texto,tema desenvolvido, o acontecimento;
Personagem: O fato acontece com alguém ou com algum objeto;
Espaço: o fato acontece em algum determinado lugar;
Tempo: quando ocorreu tal fato.
Narrador: quem relata, pode ser em primeira pessoa ( o narrador participa) ou terceira pessoa ( aconteceu com ele,ela).

Texto Argumentativo:

O texto argumentativo visa persuadir o leitor sobre o ponto de vista tratado em seu desenvolvimento. Consideramos sua estrutura:

Introdução:

Apresentação do assunto a ser tratado,sem maior aprofundamento.

Desenvolvimento:

Nesse espaço há a reflexão argumentativa, são discutidos pontos e ligados ao que tornará possível uma conclusão.

Conclusão:

Nesse ponto o autor desencadeia uma posição final sobre o tema textual elencando os motivos que o levaram a tal.

Texto Explicativo:

São os textos que passam algum conhecimento específico, não podemos confundir com o argumentativo, pois o argumentativo visa persuadir o leitor, enquanto o explicativo passa algo já conceituado.

Texto Descritivo:

Texto que descreve uma cena,um ser. Esse tipo de texto tende a ser detalhado. Podemos classificá-lo como:

Objetivo: quando a descrição é de uma imagem, um ambiente real.
Subjetivo: quando revela intenção descritiva baseada em uma opinião. Por exemplo: ocorre quando descrevemos o modo de agir de alguém, isso estás baseado em nossa opinião.



2 comentários:

Alessandra Amato disse...

Muitíssimo interessante o seu blog. Parabéns! Adorei!
Um abraço.
Alessandra

Júlio Vallim disse...

Obrigado Alessandra,aceito contribuições nas postagens.